GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Portalegre agora possui TELESAÚDE

Por: Raimunda Maria de Melo
Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Portalegre/RN foi beneficiado com o TELESAÚDE, o qual promete melhoria na qualidade da assistência à saúde da população portalegrense. Vale salientar, que nesse momento inicial apenas 14 municípios do RN foram contemplados e do alto oeste apenas 2.

A iniciativa é do governo Federal juntamente com as Universidades Federais e está beneficiando os municípios que aderiram ao Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). 

O município de Portalegre/RN encontra-se favorecido no âmbito regional e nacional, visto que o TELESAÚDE possibilitará a troca de informações sobre  pacientes através de processos digitais à distância fazendo-se uso de sistemas de telecomunicações.

Informações digitais apresentam a vantagem da fácil reprodução, pequeno volume de armazenagem (fitas magnéticas, etc. em relação a documentos em papel) e transmissão, que pode ser em tempo real ou não, através de redes, respeitando-se claro, questões de qualidade da informação, ética, segurança e sigilo.

Portalegre-RN recebeu um computador DELL completo e uma câmera fotográfica SONY para uso no TELESAÙDE. Brevemente, virão técnicos da UFRN para realizar treinamento com os profissionais que ficaram a frente do TELESAÚDE no nosso município.


Para saber mais sobre o TELESAÚDE acesse: http://www.telesaude.org.br