GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PORTALEGRE INVESTE NO TURISMO COM FESTIVAL GASTRONÔMICO E CULTURAL E COMEMORA 250 ANOS DE FUNDAÇÃO




Evento acontece de 12 a 14 de agosto e pretende valorizar a culinária de influências alentejanas e sertanejas através das oficinas e palestras. Haverá shows musicais de Alcymar Monteiro, Capim Cubano e outras atrações
Há 250 anos, o português Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo fundava a terceira Vila da Capitania do Rio Grande. A data era 8 de dezembro de 1761. O valor sentimental daquele pequeno povoado, a 700 metros de altitude, pesou na escolha do nome de batismo, pois o lugar lhe lembrara a outra Portalegre, na região do Alto Alentejo, em Portugal. Em tom de homenagem, nascia assim a cidade de Portalegre, no oeste norte-rio-grandense, município cujo passado é recheado de histórias e lendas e que chegou a ser a capital do RN por um período de nove dias. Desde 2004, Portalegre foi reconhecida como Cidade-irmã da sua homônima portuguesa.
Apesar de toda essa ligação sentimental e histórica, faltava ainda um tempero na mistura: a gastronomia portuguesa em solo portalegrense. O III Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre, que acontece de 12 a 14 de agosto, pretende dar o primeiro passo no resgate dessa culinária de influências alentejanas e sertanejas através das oficinas e palestras.
Com realização da Lógica Eventos e produção das Secretarias de Cultura e de Turismo e Meio Ambiente de Portalegre, o festival tem patrocínio do Governo do Estado, prefeitura de Portalegre e Ministério do Turismo. A direção do evento é de Walde Faraj, Carlos Lira Jr e Sanylle Faraj. A coordenação gastronômica é dos chefs Cacau Wanderley e Gabriel Camilo. A produção local é dos secretários municipais Temístocles Maia e Maria Aucely Costa.

CONEXÕES GASTRONÔMICAS
“Portalegre é uma cidade onde se consome e se cultiva muitos legumes, incluindo a batata. É uma característica bem peculiar da região”, disse a chef Sanyle Faraj, diretora gastronômica do festival. Além dos legumes, as carnes cozidas, o carneiro, a castanha e o caju serão ingredientes presentes nas oficinas da cozinha-show.
O festival contará com a presença dos chefs Nito Avelar, Tadeu Lubambo (gastronomia contemporânea/releituras), Denize (Salsa), Eugênio Cantídio (cozinha portuguesa), as nutricionistas do Gacc, Iara Cristina, e da equipe do Festival, Juliana Garcia, o bartender Marcelo Labre, Dona Adalva do Paçoca do Pilão e dona Ozenir Cabral da Galinha da Totoia (tradição regional), Marina Pantoja e sua cozinha funcional do Flor do Sal (culinária saudável), Sanylle Faraj (cozinha do velho mundo), Cacau Wanderley (petiscos e entradas), Ângelo Medeiros (com duas oficinas infantis), Gabriel Camilo (cerimonial e cozinha contemporânea), Witame Jr e Sales (pizzas), entre outros nomes convidados.
As tendas de restaurantes abrigarão os estabelecimentos Paçoca de Pilão, Galinha da Totóia, Minha Massa, Curva do Vento, Calígula, Ombak, Água na Boca (Pau dos Ferros), Salsa, Chocofrutas, Degustação-show com o tema Árabe, tenda do vinho — com bebidas, fondues, geleias de vinhos e degustações.
Entre os parceiros estão a Tecnox, Flor de Sal (Cimsal), Ligzarb distribuidora, Multibar, Inovar Tecnologia em Cozinhas, Habitare, Melhoramentos, DuBeef, Café Santa Clara, Frisco e Ótica Walde Faraj.

         INTERNET GRATUITA E BOA MÚSICA

E para quem não quer ficar desconectado, a Prefeitura vai disponibilizar. em parceria com a Brisanet, o sistema de wireless — internet gratuita — em toda a praça da Matriz.
Na programação de shows, estão confirmados nomes como Alcymar Monteiro, banda Capim Cubano, Canindé Moreno, Forró Cavalo de Pau, Forró Bole Bole e banda Anos 60, entre outros.
A cidade de Portalegre fica a 366 km da capital. A altitude serrana é de 710 metros ao nível do mar e dará o clima exato para saborear a leva de atrações gastronômicas e culturais desta edição.

fotos
1 - Alcymar Monteiro (divulgação)
2 - Chef Cacau Wanderley na Cozinha-show (foto: Rogério Vital)
3 - Chef Tadeu Lubambo na cozinha-show
4 - Portalegre 

INFORMAÇÕES
III Festival Gastronômico e Cultural de Portalegre
Direção geral: Walde Faraj (84) 9983-0044
Chefs coordenadoras: Sanylle Faraj 9413-6824 e
Cacau Wanderley 9430-2694
Informações sobre o município, programação cultural e estrutura
Secretaria de Cultura (Temístocles Maia 9911-2603)
Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Maria Aucely Costa – 84 3377 2241)
Contato para aluguel de casas
84 3377 2241 ( 8:00h às 12:00h), tel: 9934 3199  (Paulo Utemberg)
Para entrevista com o Prefeito Euclides Pereira de Souza (84) 3377 2241

Assessoria de imprensa: Dionísio Outeda (9974-3839)

PASSAGEM DE COMANDO DE PORTALEGRE/RN

No ultimo dia 29/07/2011 assumiu o destacamento policial militar da cidade de Portalegre/RN o SGT PM Filho, um excelente profissional que ira contribuir e muito na segurança daquele municipio. Boa sorte e um bom trabalho. O sargento substituiu o Sub-Tenente PM Monteiro, que tambem realizou um otimo serviço na regiao serrana.
Fonte: http://sentinelasdoapodi.blogspot.com/2011/08/passagem-de-comando-de-portalegrern.html

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

AGORA É OBRIGATÓRIO: NOTA FISCAL ELETRÔNICA A PARTIR DE 1º DE ABRIL

          A partir de 1º de abril toda aquisição de mercadoria efetuada por qualquer órgão público no país deve ser efetuada, exclusivamente, por meio de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), em substituição a nota fiscal tradicional. A medida, que vem sendo discutida e implementada em vários estados desde 2009, integra um conjunto de determinações do Conselho Nacional de Política Fazendária – CONFAZ, e exige modificações e adaptações de vários órgãos, entre os quais os Tribunais de Contas, que tem como missão a fiscalização do orçamento público.
          Neste sentido, foi realizado um treinamento com servidores do TCE, visando a implantação do novo sistema integrado de Nota Fiscal Eletrônica, inclusive para efeito de fiscalização por parte do Tribunal de Contas. Os Técnicos de Fiscalização da Secretária Estadual de Tributação, auditor fiscal Saulo José de Barros Campos e Marconi Brasil Soares de Souza, ministraram palestras explicando os objetivos e as metodologias que estão sendo utilizadas para 81 servidores, dos mais diversos setores do TCE.
          A palestra, organizada pela Escola de Contas em parceria com a Coordenadoria de Informática do TCE, teve como objetivo definir ajustes no Sistema Integrado de Auditoria Informatizada – SIAI, de acordo com o novo modelo de apresentação da nota fiscal que começa a vigorar. “Este treinamento junto aos técnicos do TCE teve como objetivo dar a conhecer todo o processo de forma a possibilitar ajustes nos procedimentos relacionados à prestação de contas, assim como capacitar para repassar tais ensinamentos aos nossos jurisdicionados”, explicou o secretário da Escola de Contas, Argentino Cortez.
          Já existe uma parceria entre o TCE e a Secretaria de Tributação do Estado, com foco no programa “Compra Legal”, que consiste na obrigação do contribuinte de informar, à SET, quando efetuar venda destinada a Órgão ou ente da Administração Pública Estadual ou da Administração Pública de Município Potiguar, direta ou indireta, dados contidos no documento fiscal correspondente às operações ou prestações, através do aplicativo disponibilizado na Internet. Após a digitação das informações constantes no documento fiscal, o sistema emite a Declaração Eletrônica de Nota Fiscal para Órgão Público (DENFOP), comprovando a regularidade das informações, dado que é repassado para a fiscalização do Tribunal de Contas.

Release Coordenadoria de Comunicação Social, 29 de março de 2011
Fonte: http://www.tce.rn.gov.br/2009/noticias/noticia_popup.asp?id=1605