GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

I AVE MARIA. A MICARETA RELIGIOSA DE PORTALEGRE

Vem aí a I AVE MARIA. Com essa proposta, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Portalegre, realizará no dia 05 de dezembro, dentro das festividades da Padroeira da cidade a primeira edição do AVE. Um ato de louvor a Maria que retorna após sua primeira Restauração.
Durante o percurso, os fiéis percorreram as ruas da cidade em um momento de evangelização e muita alegria. As músicas cantadas no rítmo de Carnaval prometem não deixar ninguém parado!!!
A micareta católica começa às 15horas com o grupo do Coral da Paróquia e Chico do Teclado, ainda na concentração. Logo após, o trio elétrico, comandado pelo padre Nunes, o cantor João Batista e a banda Grão de Mostarda começam a percorrer as ruas da cidade.
Para organizadora do evento, Ana Diógenes, o evento é uma forma de evangelização que consegue atrair mais facilmente as pessoas. "Através do AVE MARIA, é mais fácil trazer a juventude, as crianças para a Igreja".
As camisetas estão sendo vendidas ao preço simbólico de R$ 10,00 reais. Quem estiver interessado em participar do Evento ou mesmo colaborar comprando a Camiseta, busque a Secretaria da Paróquia de Portalegre, ou a Rede Oeste Portalegre ou ainda TODOS os colaboradores das Equipes das Barracas da festa da Padroeira.
Fonte: http://paroquiadeportalegre.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Projeto Ação e Reação, Uma Lei da Natureza: Preservar é Necessário

A Escola Estadual Margarida de Freitas, está promovendo nos dias 09/11/2010 e 10/11/2010 à culminância do Projeto Ação e Reação, Uma Lei da Natureza: Preservar é Necessário. O evento tem por objetivo a união das comunidades escolar através de músicas, danças, oficinas, poesias e exposições dos trabalhos realizados pelos alunos durante a realização do Projeto.
Sua programação a qual teve início ontem (09/11), com abertura oficial, apresentações culturais e exposição de trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula. Uma grande clientela visitou a Escola, a qual superou as expectativas de seus realizadores, com uma programação voltada para o alunado e para a comunidade em geral. Um dos chamativos a programação está sendo o Café com Poesia, onde é servido um café, e a cada café servido um aluno declama uma poesia, a qual está direcionada aquele café, a escolha do cliente.
Hoje (10/11), em sua programação teremos a continuação das exposições dos trabalhos em sala, como também a apresentação cultural (música gospel), realizada por alunos do Município.Como também o Café com Poesia.

Visitem!!!!!!!!!!!!!!
E Participem!!!!!!!!!!



Dentro do Projeto: Ação e Reação, Uma Lei da Natureza: Preservar é Necessário, foi elaborado um sub-projeto de uma Rádio Alternativa, uma invenção possível feita pelos alunos com materiais de sucata. Projeto este enviado para a Secretaria de Estado da Educação e Cultura, sendo o mesmo aprovado e amanhã (12/11) estarão viajando a Capital, dois alunos inventores da Rádio e o Professor Coordenador, todos terão passagens e hospedagem no Praiamar Hotel por conta do Governo do Estado.
No Praiamar Hotel será posto o estande da Escola Estadual Margarida de Freitas para a apresentação do Projeto que se tornou bastante chamativo pela criatividade dos alunos do referido Estabelecimento de Ensino.
Com informações da Escola Estadual Margarida de Freitas

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

IMAGEM DE SANTA LUZIA CHEGA À CIDADE DE PORTALEGRE

A cidade de Portalegre está de portas abertas para receber a Imagem de Santa Luzia peregrina. A equipe de Perigrinação, acompanhados da Imagem Centenária está prevista para chegar nesse dia 6, por volta das 16 horas. 
A Imagem vai pernoitar na Capela de São José onde haverá missa e outros momentos de oração durante a visita de 16:00h até as 06:00h da manhã do dia 07 de novembro. 
Durante o processo que compõe a Festa de Santa Luzia, existem varios momentos especiais e seus tocantes, a preparação é um periodo da Festa onde as devoções são apresentadas de forma singular mas do que anunciar. As comemorações a padroeira do respectivo ano é aquele momento onde a imagem da Santa visita os lares e as capelas, um momento reservado aos devotos que se reunem para fazerem seus pedidos, suas orações e renovar a esperança para o ano que está por vir.
Quem tem a oportunidade de participar de um desses momentos sai com a fé renovada e uma nova certeza da protenção e intercesssão da Padroeira de nossa Diocese. As informações são do blog paróquia de Portalegre.

A HISTÓRIA DE SANTA LUZIA 
Entre nós Santa Luzia, na Itália Santa Lúcia, ou ainda Saint Lucy para os anglo-saxãos, todos estes nomes designam na hagiografia a mesma personagem: Lúcia de Siracusa, jovem virgem mártir e santa da Igreja Católica. Neste pequeno resumo da vida desta santa será utilizada sempre que possível a grafia portuguesa Luzia ao invés da original italiana Lúcia.
Luzia, italiana nascida na ilha da Sicília, mais precisamente na cidade de Siracusa no final do século III d.C., é celebrada nas festas católicas no dia 13 de dezembro, supostamente o dia de seu martírio. Além de padroeira dos Oftalmologistas, é também cultuada pelos armeiros, vidreiros, tabeliães, ambulantes, seleiros, empregadas domesticas, escrivães, alfaiates e tecelões. Ao devoto dá sua proteção contra as doenças dos olhos, contra as infecções em geral, as hemorragias, as inflamações de garganta, e ainda os protege contra o fogo. Em que pese a existência de mais cinco santas de nome Lúcia: uma chinesa, beatificada em 1909, e quatro italianas - Lúcia de Settefonti, Lúcia Bufalari, Lúcia Brocoletti de Narni, e Lúcia Filippini - a primeira e mais conhecida delas segue sendo a Santa Lúcia de Siracusa. Além destas santas homônimas acima, a história registra ainda a existência da Beata Lúcia, a Casta, da qual falaremos mais adiante, e cuja vida por circunstancias peculiares parece ter exercido alguma influencia sobre a lenda de Santa Luzia.

A LENDA
Corria o ano de 283 d.C. Apesar de já ter ultrapassado o seu apogeu, alcançado em 117 d.C. com o imperador Trajano, quando então reinava sobre 6,5 milhões de quilômetros quadrados, o Império Romano ainda dominava a cena política mundial. Após 200 anos de paz e prosperidade (27 a.C -180 d.C.) iniciados com Otávio “Augusto” e conhecidos como Pax Romana, havia se seguido um período de aproximadamente 100 anos politicamente muito conturbado, onde os imperadores eram eleitos e depostos pelas próprias tropas com muita rapidez. Esse período viu passar pelo trono do Império 29 imperadores; somente no ano em questão, de 283 d.C, foram três: Caro, Carino e Numeriano. Essa fase da história romana foi também marcada pelas perseguições aos cristãos, cuja religião não era benquista pelos imperadores. Apesar de já existir na época o papado - o Papa Gaio morreu justamente neste ano de 283 d.C – a Igreja só tinha força espiritual e não temporal ou política. Por isso mesmo, nesses primórdios do cristianismo, ser cristão era não somente ilegal como também extremamente perigoso, sendo preciso viver na clandestinidade, pois a descoberta significava aprisionamento e morte certa.
Fonte: http://jornaldeportalegre.br21.com/