GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

sábado, 8 de agosto de 2009

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PORTALEGRE EM TERRAS LUSITANAS

O trabalho realizado pela FM 104,9 de Portalegre, via Internet, tem chegado às terras Lusitanas, mais precisamente em Portalegre, Portugal, é o caso do Prof. Martinó (pentaneto do Juiz que fundou a Portalegre do Brasil).

Nosso amigo, Martinó, tem ouvido, on line, a programação do Festival, segundo ele, “é uma bela iniciativa”, a tecnologia diminui as distancias. Certamente outras pessoas também ouvem a programação.


Acesse: http://www.fmportalegre.com/


Festival de Portalegre recebe Henrique, Betinho, Getúlio e Elias Fernandes

Em Portalegre, no Alto Oeste, o prefeito Euclides Pereira recebe políticos na noite de abertura do Festival de Gastronomia.

A solenidade terminou agora há pouco, e foi prestigiada pelo deputado-líder Henrique Alves, pelo federal-democrata Betinho Rosado, pelo estadual Getúlio Rego, pelo diretor-geral do Dnocs, Elias Fernandes, e pela secretária Fátima Moraes, representando a governadora Wilma de Faria.

Em Portalegre, a revista Deguste faz a cobertura do Festival.

Estão na cidade o jornalista Washington Rodrigues e o fotógrafo Canindé Soares.

Fonte: http://www.thaisagalvao.com.br/

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FESTIVAL TERÁ TRANSMISSÃO AO VIVO

Está tudo certo para a FM Portalegre FM Vida de Martins transmitirem juntas o I festival Gastronômico de Portalegre. A transmissão conjunta começa já na tarde desta sexta-feira, com flashes ao vivo da Praça da Matriz e definitivamente a partir das 20:00 horas a transmissão.
Você poderá ouvir tudo ao vivo pelo rádio ou online nos sites da FM Vida ou da FM Portalegre. Os links também serão disponibilizados aqui no blog. (http://naserradeportalegre.blogspot.com).


PORTALEGRE SERÁ O CENTRO DAS ATENÇÕES

Durante os três dias de festival gastronômico Portalegre se transformará no centro das atenções no Estado. Toda a massa política passará por aqui esse fim de semana. Estarão presentes a governadora Wilma, o vice Iberê, os senadores Garibaldi, Rosalba e José Agripino, os deputados federais, felpe mais, Henrique Alves (que passará dois dias) e Betinho rosado. Também está confirmada a presença do deputado estadual Getúlio Rêgo e de inúmeros prefeitos da região.


O festival gastronômico já rende frutos à nossa população. Um dos frutos é a vinda de instrutores do SEBRAE para um curso de capacitação de garçons. Portalegre que ainda pena na questão de capacitação de pessoal no ramo turístico tem, por ocasião do festival, a oportunidade de melhorar dos que trabalham com atendimento nos bares pousadas e restaurantes de nossa cidade.

Fonte: http://naserradeportalegre.blogspot.com/

Festival Gastronômico de Portalegre/RN tem início hoje


Com o tema: “O Frio Continua e o Sabor Aparece” tem início hoje e prossegue até o domingo (09), o I Festival Gastronômico da cidade de Portalegre/RN que será realizado pela Prefeitura Municipal de Portalegre, numa parceria com a empresa Ira Marketing e Eventos. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado e tem como apoiadores a Emprotur, o Ministério do Turismo e a empresa Flor de Sal. Durante o Festival, serão realizados em praça pública shows com as seguintes atrações: Os Nonatos, Tremendões e Dorgival Dantas.

O Festival Gastronômico consiste numa estrutura de estandes montados para receber restaurantes e especialistas da área, que oferecerão seus principais pratos, bebidas, lanches entre outros. Cada restaurante representará sua especialidade culinária. Haverá massas, grelhados, frutos do mar e comidas regionais. Cada um deles terá um cardápio variado de pratos, dos quais apenas um será indicado pelo seu Chef para concorrer ao prêmio que elegerá o prato vencedor do festival.


Fonte: http://clistenescarlos.blogspot.com/2009/08/festival-gastronomico-de-portalegrern.html

GASTRONOMIA I

Com o tema: "O Frio Continua e o Sabor Aparece", terá início amanhã e prosseguirá até o próximo domingo o I Festival Gastronômico da cidade de Portalegre, que será realizado pela Prefeitura Municipal de Portalegre, numa parceria com a empresa IRA Marketing & Eventos. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado e tem como apoiadores a Emprotur, o Ministério do Turismo e a empresa Flor de Sal. Durante o festival, serão realizados em praça pública shows com as seguintes atrações: Os Nonatos, Tremendões e Dorgival Dantas.

GASTRONOMIA II

O Festival Gastronômico consiste numa estrutura de estandes, montada para receber restaurantes e especialistas da área, que oferecerão seus principais pratos, bebidas, lanches, entre outros. Cada restaurante representará sua especialidade culinária. Haverá massas, grelhados, frutos do mar e comidas regionais. Cada um deles terá um cardápio variado, dos quais apenas um será indicado pelo seu chef para concorrer ao prêmio que elegerá o prato vencedor do festival.

Fonte: http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/paudosferros.htm

I Festival Gastronômico de Portalegre começa hoje

PORTALEGRE - Em meio à ascensão gastronômica, o município de Portalegre promove o seu I Festival Gastronômico, a ser realizado dias 7, 8 e 9 deste mês de agosto. O evento tem um enfoque na gastronomia local e regional agregando valor aos produtos locais como mel e a castanha. O objetivo é valorizar os aspectos culturais e fomentar a atividade turística do município.

O festival é uma realização da Prefeitura Municipal de Portalegre, Assessoria da IRA Mkt. e Eventos, com apoio do Ministério do Turismo, Emprotur e Governo de Todos, tendo ainda parceiros como o Senac, UnP (através do seu Curso de Gastronomia), Eloi Chaves, Bohemia, Flor de Sal.

Na área em torno da Praça Coronel Vicente do Rego Filho, onde acontece o evento, serão montados os restaurantes, bares, o espaço do chef, palco para apresentações culturais e um outro palco maior para as atrações artísticas principais.
Haverá stands com demonstração de produtos da Agricultura Familiar e artesanato (Sec. Mul de Assist. Social).

O chef Arthur Coelho estará coordenando a parte de cerimonial do festival, onde haverá as oficinas e o concurso para a escolha do melhor prato, contará ainda com a participação de um chef da Eloi Chaves, um chef do Pinga Fogo, o gastrônomo Caio César (filho da terra e recentemente formado em Gastronomia), e alunos do curso de Gastronomia da UnP.
Durante a tarde haverá a "Tarde Alegre", na qual acontecerá atividades lúdicas com a Companhia Cultural Ciranduís e oficinas para crianças sob a coordenação do Gastrônomo Caio César.

DE PORTALEGRE: O município de Portalegre está localizado na Região do Alto Oeste do Oeste, a 710 metros em relação ao nível do mar.

Do Mirante Boa Vista tem-se uma bela visão panorâmica do sertão abaixo, o clima frio, as fontes, as cachoeiras, as trilhas tornam o município um verdadeiro "paraíso serrano".
Contrastando com a temperatura de outros municípios, Portalegre, nos meses de maio, junho, julho e agosto possui uma temperatura amena que pode variar dos 14°C aos 19°C.
Como slogan "O Frio Continua e o Sabor Aparece", o Festival Gastronômico de Portalegre acontece em uma área coberta por tendas, na Praça Cel. Vicente do Rêgo Filho (Centro), que armadas se transformam em restaurantes e bares.

-ATRAÇÕES:

. Palco maior: Os Nonatos e Anísio Júnior (dia 07); Irah Caldeira e os Tremendões (dia 08);

Dorgival Dantas e R3, de Natal (dia 09).

. Palco cultural: Alexandro Bandeira e LC Sax (dia 07); Three Gaúcho (dia 08);

(Raimundinho voz e violão, (dia 09). Apresentações de teatro, danças e da Banda Filarmônica 8 de Dezembro, de Portalegre.

.Participantes: Bistrô (Mossoró), UTI do Caldo (Martins), Mirante do Canto (Martins), Choco Frutas (Natal), Salsaí (Natal), Bar do Aldo (Portalegre), Mirante Boa Vista (Portalegre), Restaurante Portal da Serra (Hotel Portal da Serra de Portalegre), Cachaçaria.

. 19h - Abertura com Banda Filarmônica 08 de Dezembro
19h30 - Saudações do prefeito Euclides Pereira
. 19h50 - Cerimonial: Artur Coelho
. 20h - Início Música ao vivo
Na praça: Alexandro Bandeira e Lc Sax
*A partir de 21h - Oficinas Gastronômicas
. 21h - 1ª Oficina: Caio César
. 21h30 - 2ª Oficina: Nutricionista Mônica Suely
. 21h50 - Apresentações Culturais/ Escola Municipal Filomena Sampaio (Lenda de Portalegre.)

. 22h10 - 3ª Oficina: Chef do Pinga Fogo - Erilson Bonifácio com Matias Cavalcante
*Após o término da oficina do sushi, intervalo de 10 min. para a preparação da próxima.
. 23h - 4ª e 5ª Oficinas: Alunos do Curso de Gastronomia - UnP
*Só começa no palco a atração principal, após o término dessas duas oficinas.
. 0h - No palco: Os Nonatos + Anízio Júnior e forró pé de serra.

SERVIÇO:

I Festival Gastronômico de Portalegre - de 7 a 9 de agosto
Município de Portalegre, região serrana do Rio Grande do Norte - Localização: 380 km de Natal

COORDENAÇÃO GERAL:
- Temístocles Maia de Lucena (Sec. de Cultura e Eventos)
- Maria Aucely Costa (Sec. de Turismo e Meio Ambiente)
- Ivanice Freitas (Sec. de Obras e Urbanismo)

CONTATOS:
- Prefeitura Mul. de Portalegre/RN (84) 3377-2241/2196

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/cidades5.php

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Acidente na BR-304 mata assistente social

FOTO: ADRIANO ABREU


Um acidente envolvendo um carro de passeio e um caminhão caçamba no km 275 da BR-304, nas imediações de Ielmo Marinho, distante 54 quilômetros de Natal, resultou na morte da assistente social Edilene Fernandes Jales, 34, e na interdição de parte da rodovia durante a manhã de ontem. Outra mulher que vinha no carro com Edilene foi socorrida e levada ao pronto-socorro Clóvis Sarinho, onde está internada.

O motorista do caminhão, João José de Maria, contou que ia no sentido Natal-Mossoró enquanto as duas mulheres vinham no Gol placas KJQ-9339 no sentido contrário.
Ele disse ao delegado Frank Albuquerque, da Regional de São Paulo do Potengi, e ao patrulheiro da PRF, que vinha outro carro na frente do Gol dirigido por Edilene. "Esse carro reduziu e passou pelo buraco. Ela também diminuiu a velocidade, mas de repente tentou desviar. Não tive como evitar o choque", declarou.

A violência da colisão foi tamanha que Edilene morreu na hora e ficou presa nas ferragens do veículo. O carro de Edilene rodou na pista e ficou parado no acostamento enquanto o caminhão ficou a uma distância de aproximadamente trinta metros.

Informações preliminares da Polícia Civil e da Rodoviária Federal apontam a má conservação da rodovia como uma das possíveis causas para o acidente, que chamou a atenção de outros motoristas. Eles estacionaram seus veículos próximos ao local da colisão e reclamaram, principalmente, do estado em que se encontra a BR-304.

O cunhado da vítima, Jorge André, ainda não sabia dizer o que tinha acontecido com sua familiar. Questionado se a má conservação da pista poderia ter causado a morte de sua cunhada, ele foi enfático: "essa é a realidade de nossas estradas".

O delegado Frank Albuquerque informou que exames de bafômetro no motorista do caminhão e de sangue na vítima serão realizados para detectar se houve ingestão de bebida alcoólica. "Isso é um procedimento que se faz quando acontecem acidentes", explicou.
Ele disse que, em um primeiro momento, o motorista do caminhão não será autuado. "Vamos instaurar um inquérito policial para apurar as causas e culpados por este acidente", afirmou o delegado.

Frank Albuquerque não descartou que o responsável pela manutenção da rodovia federal, que é o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), seja responsabilizado pelo acidente. "Tudo vai depender da perícia do Itep e das informações que vamos analisar", concluiu.

Fonte: http://www.defato.com/popular.php#mat4

Mossoroense morre em colisão de Gol com caminhão

Uma colisão frontal entre um veículo Volkswagen Gol de cor cinza e placa KJQ-9339-RN e um caminhão basculhante com placa MZL-8889-RN, acarretou na morte da assistente social Edilene Fernandes Jales, 35 anos, residente na Rua Francisco Nogueira Monte, 9, conjunto Abolição II em Mossoró. O acidente aconteceu por volta das 9h20 de ontem, 4, à altura do KM 275 da BR-304, no trecho denominado como 'Reta Tabajara', zona rural do município de Macaíba. A mulher, que morreu na hora, era quem conduzia o veículo e na sua companhia viajava um a outra pessoa que sobreviveu e foi encaminhado às pressas para o Pronto-Socorro Clovis Sarinho, do Hospital Regional Walfrefo Gurgel (HRWG) em Natal. Até por volta das 20h, horário de fechamento desta edição, a identidade dele era desconhecida. "Aqui é a gente só consegue identificar alguém se você citar pelo menos o primeiro nome. Então ninguém sabe de este homem está ou não internado", disse uma funcionária da unidade de atendimento médico de urgência.

Na cidade de Mossoró, os familiares de Edilene Fernandes, que trabalhava como assistente Social para a Prefeitura Municipal de Portalegre, na região serrana do RN, em contato com a equipe de reportagem, informaram que ela viajava com destino a Natal e de lá pegaria um voo para Brasília onde iria a trabalho. O último contato dela com os parentes, teria acontecido cerca de duas horas antes da tragédia acontecer. O cadáver da vítima foi removido do local por uma equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) e necropsiado na sede do órgão na Ribeira em Natal. Ainda de acordo com o que eles disseram, o traslado do corpo começaria a ser feito ainda na noite desta terça-feira, 4, com horário incerto de chegada a Mossoró, mas o mesmo seria conduzido para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no centro, onde permaneceria sendo velado até as primeiras horas da manhã de hoje, quarta-feira, 5, com sepultamento previsto para acontecer no cemitério Novo Tempo ou 'Cemitério Novo', como é mais conhecido.

Em Natal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) através do patrulheiro de plantão, identificado como 'Monteiro', disse, em contato com a reportagem da GAZETA DO OESTE, que as causas da tragédia ainda eram desconhecidas, isso por volta das 18h30 de ontem, quando aconteceu a conversa por telefone. É sabido, no entanto, que os dois veículos trafegavam em sentidos contrários e as consequências teriam sido priores de eles tivessem colidido de frente, o que por pouco não aconteceu. O motorista condutor o caminhão foi levado para a superintendência do órgão na capital e lá ele prestou esclarecimentos sobre a ocorrência. "Nós enviamos uma equipe até o pronto-socorro para saber notícias e a identidade da outra pessoa que sobreviveu mas lá ninguém soube informar nada", disse o policial rodoviário.

Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/policia1.php

Assistente social morre em colisão na BR-304

A assistente social do município de Portalegre, Edilene Fernandes Jales, 35, morreu na manhã de ontem ao colidir um Gol, cinza, placa KJQ-9339, com um caminhão MZL-8889, na BR-304, na chamada reta Tabajara, próximo a Macaíba.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estava conduzindo seu veículo Gol e morreu durante o impacto, por volta das 9h39, no local. Uma passageira que seguia no Gol, ainda não-identificada, também ficou ferida, foi encaminhada ao hospital, mas, segundo os policiais, não corre risco de morte.

O esposo da assistente social, Elias Fernandes, informou que Edilene Fernandes esteve com os filhos antes de viajar, em sua residência localizada na rua Francisco Monte, 9, no conjunto Abolição II, e que ainda chegou a manter contato com a vítima por volta das 7h.

Segundo a PRF, o acidente ocorreu por causa de um buraco na pista, no KM 275, quando a caçamba freou bruscamente e a vítima tentou uma ultrapassagem, mas acabou colidindo na coluna do veículo.

O motorista do caminhão prestou depoimento e foi liberado.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para resgatar o corpo que ficou preso às ferragens.

O corpo de Edilene Fernandes está sendo velado na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e será sepultada hoje, às 8h, no cemitério Novo Tempo, em Mossoró.

Fonte: http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/policia.htm

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Assistente social morre ao se chocar com uma caçamba

A assistente social tentou desviar de um buraco quando colidiu com a caçamba

A assistente social Edilene Fernandes Jales morreu agora há pouco depois que o carro que dirigia, um Gol preto de placas KJQ 9339, bateu na lateral de uma caçamba. O acidente aconteceu no Km 275 da BR-304, logo depois do município de Ielmo Marinho.

O motorista da caçamba, João José, disse que vinha no sentido de Natal e a motorista do Gol, em sentido contrário, fez uma manobra brusca para desviar dos buracos. João José disse que Edilene não teve tempo para evitar o choque com a lateral da caçamba. A passageira que vinha no Gol está internada no Hospital Walfredo Gurgel.

Nesse momento o delegado de Ielmo Marinho e Macaíba,Franklin Albuquerque toma o depoimento do motorista.

Foto: Adriano Abreu

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/assistente-social-morre-ao-se-chocar-com-uma-cacamba/121360