GESTÃO : PREFEITO: Euclides Pereira de Souza - VICE-PREFEITA: Laura Brunet de Oliveira Freitas - ENDEREÇO:
Rua Antonio de Freitas, 34, Centro CEP: 59.810-000 ATENDIMENTO AO PÚBLICO:De segunda-feira à sexta-feira das 8h às 13h - TELEFONE (84) 3377-2196

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Enem 2009

INSCRIÇÕES SÃO PRORROGADAS PARA ATÉ ÀS 23H59 DO DOMINGO, 19/07/2009


Considerando o volume de acessos simultâneos ao sistema de inscrições ao Enem 2009, que nesta sexta-feira chega a quase 200 mil, o Inep/MEC informa a decisão de prorrogar o período de inscrições para até às 23h59 do próximo domingo, 19 de julho, dando oportunidade para aqueles que deixaram para se inscrever no último dia e estão encontrando dificuldades de acesso.

Informamos ainda que os inscritos poderão efetuar pagamento da taxa de inscrição, quando for o caso, até o dia 22/07, próxima quarta-feira. É possível gerar novo boleto até o dia 22/07, por meio do sistema de acompanhamento de inscrição.


Fonte: http://www.inep.gov.br/default_1.htm - Dia 17.07.2009

CASAMENTO MATUTO SE DESTACA EM PORTALEGRE


PORTALEGRE - Vem da região serrana de Portalegre o verdadeiro exemplo de como organizar uma quadrilha sem muitos recursos. "Não é estilizada e na verdade não é quadrilha matuta. O que temos aqui é o casamento matuto, seguido da festa, que vem a ser a quadrilha matuta", explica o organizador do evento, Francisco Antônio Nobre Cavalcante.

Neste caso, Nobre incentivou os jovens do Pro jovem a pesquisarem junto aos moradores mais velhos como era o casamento antigamente. "Inclusive, foram os próprios senhores que contaram aos jovens como era o casamento e que emprestaram as roupas. O padre da paróquia de Portalegre também contribuiu, emprestando a batina e a imagem do santo casamenteiro", revela Antônio Nobre.

Neste caso, o custo total para organizar a quadrilha foi menos de R$ 350,00. E o resultado foi aplaudido na festa de São João em praça pública de Portalegre e na festa de São Pedro de Riacho da Cruz. "A gente se apresentou também em Bom Sucesso, zona rural de Portalegre, e estamos prontos para ir a qualquer cidade", diz Antônio Nobre, destacando o resgate cultura realizado pela pesquisa dos jovens.



Fonte: Jornal DeFato - Edição dia 12.07.2009

Hotel Portal das Serras

O Hotel Portal das Serras foi inaugurado em 19 de julho de 2003 na cidade de Portalegre; é composto por uma estrutura de 40 apartamentos, área de lazer com piscinas adulto e infantil, salão de eventos com capacidade para 400 pessoas, lojinhas, sala de leituras, biblioteca, oferecemos serviços de bar e restaurante.

Aniversário
Há seis anos esta colunista foi a responsável pela inauguração deste hotel, que é hoje referência para Portalegre e região. Seu funcionamento motivou a interiorização do turismo no Alto Oeste.

Festival de Fondue

Nós meses de julho e agosto (todos os fins de semana) ocorre um festival de fondue no Hotel Portal das Serras. O fondue é uma tradição milenar que teve origem nas montanhas geladas da Alemanha, um jantar principalmente à base de queijos e vinhos; lembra a lareira de madeira chamejante, uma espécie de Flor Azul do romantismo culinário.


Equipe do Hotel Portal das Serras, de Portalegre, hoje comandada pela hoteleira Ivonete Sabino


Fonte: http://www.gazetadooeste.com.br/colunistas/altooeste.php

Colunista: Soraya Vieira

quinta-feira, 16 de julho de 2009

ASSALTO EM PORTALEGRE

AGÊNCIA DOS CORREIOS DE PORTALEGRE É ASSALTADA MAIS UMA VEZ





A Agência dos Correios de Portalegre foi assaltada na tarde dessa quinta-feira, sendo que esse já é o segundo assalto em menos de dois meses.

O assalto dessa quinta 16, aconteceu por volta das 15h30, e quando a reportagem chegou ao local já encontrou as portas fechadas (foto) e muitas informações desencontradas.

Informações de populares dão conta de que dois homens haviam saído numa mota logo após o ocorrido.

Não se sabe ainda quanto os ladrões levaram dessa vez. O comentário é que no último, eles teriam levado em torno de 40 mil reais, e que essa quantia não havia sido recuperada.

A reportagem não conseguiu muitas informações, apenas boatos de que o gerente Raimundo Nonato Lopes estaria muito nervoso, pois o mesmo ainda se recuperava dos traumas do último assalto.



HORAS DEPOIS


Somente por volta da meia noite é que conseguimos manter contato por telefone com o Delgado de plantão, Sargento Eduardo Monteiro, quando fomos informados de que duas pessoas estavam presas.

Segundo o Sargento Monteiro, esses dois elementos residiam na cidade de Umarizal, e que pelos depoimentos eles são os principais suspeitos.

Ele informou ainda, que não houve vítimas e que a quantia roubada não foi revelada pelo gerente, que segue as orientações da empresa para não informar os valores. A Polícia Federal juntamente com Polícia Militar continua com as investigações.


Fonte: http://www.jornaldeportalegre.br21.com/

PORTALEGRE E MARTINS PREPARAM FESTIVAL

Pólo Serrano - A Prefeitura de Portalegre anuncia para os dias 7, 8 e 9 de agosto I Festival de Gastronomia de Portalegre, com um diferencial do tradicional Festival de Gastronomia realizado anualmente no vizinho município de Martins, do dia 23 a 26 deste mês. Enquanto o primeiro terá como destaque os pratos preparados pelos pequenos produtores rurais do município, em Martins se destaca a alta culinária de vários Estados do país.

Os dois eventos foram idealizados para potencializar o turismo no Polo Serrano nesta época do ano. Em Martins já foram realizadas várias edições, sempre com a representação de grandes "chefs" da culinária nacional e uma série de shows com artistas regionais e também de renome estadual e até nacional. Neste ano, a prefeita Maria José ainda não divulgou à imprensa os nomes das atrações musicais, o que também não aconteceu no município de Portalegre.

O prefeito Euclides Pereira disse que deve anunciar as atrações nos próximos quinze dias. A empresa contratada pela Prefeitura para realizar o evento, Ira Marketing e Eventos, fez o lançamento durante os festejos juninos no mês de junho. O diretor da Ira, Ismaelson Rego, disse que o principal destaque do evento serão os pratos preparados pelos produtores da agricultura familiar do município. "Mas também teremos representações de grandes restaurantes", garante. Euclides Pereira completa, informando que o município de Portalegre está consolidando o seu calendário de eventos, com a realização de grandes eventos, como o São-João e agora o Festival de Gastronomia, que, segundo ele, vai promover o desenvolvimento do turismo e a interação cultural entre os pequenos produtores do município e os chefes que virão de fora.

Ismaelson Rego acrescenta que, em meio à ascensão gastronômica, Portalegre traz a proposta inovadora dentro de uma realidade financeira acessível, uma excelente comida, vinhos, fondues, música ao vivo e atrações culturais. "A proposta é propiciar dias maravilhosos num clima frio e agradável para todos aqueles que passarem pelo evento nos dias 7, 8 e 9 de agosto deste ano."

O festival foi projetado para ter uma estrutura de estandes montados para receber restaurantes e especialistas da área, que oferecerão seus principais pratos, bebidas, lanches entre outros. Cada restaurante representará sua especialidade culinária. Haverá massas, grelhados e frutos do mar. Cada um deles terá um cardápio com no mínimo cinco opções de pratos, dos quais apenas um será indicado pelo seu "chef" para concorrer ao prêmio que elegerá o prato vencedor do evento.

Também está previsto um espaço para os pequenos produtores rurais do município de Portalegre mostrar os seus pratos preferidos. "O visitante pode esperar coisa simples, mas com certeza muito saborosa. Já estivemos visitando nesta semana algumas famílias que vão estar no festival e gostamos muito das propostas de pratos. O evento vai potencializar o turismo em Portalegre", diz Ismaelson Rego, lembrando que as reservas nos hotéis e pousadas devem ser antecipadas.


Fonte: http://www.defato.com/04_07_2009/estado.php